Saber qual o melhor corte de cabelo para a terceira idade é algo muito subjetivo, pois cada pessoa tem o seu gosto e preferência. Dessa forma, definir um estilo de cabelo é algo muitas vezes difícil, pois o modo de usá-lo pode ser uma forma de expressar a sua maneira de viver e ver a vida.

Quando é chegada a terceira idade, essa situação se intensifica ainda mais, isso porque muitas pessoas veem esse momento como a hora de ousar ou de parar de perder tempo com o cuidado com os fios.

Há um mito, que muitas mulheres acreditam, que diz que a partir de determinada idade elas não podem mais usar cabelos longos, o que nem sempre é verdade. Atualmente, as mulheres têm quebrado muitos padrões de beleza, e usam aquilo que as deixa confortáveis.

Por isso, na hora de determinar um corte de cabelo para a terceira idade, é importante olhar para a personalidade de cada pessoa.

Qual o melhor corte de cabelo para a terceira idade?

De qualquer forma, o cabelo curto ainda é considerado o melhor corte de cabelo para a terceira idade. E há explicações para esse fato. Um deles é que os fios se modificam durante o tempo, ou seja, na terceira idade os fios não são mais como eram na juventude.

Outra questão, e a mais importante, é que os fios grisalhos tendem a desidratar com maior facilidade, o que torna o cuidado com o cabelo mais difícil. Uma boa dica aqui é cortar o cabelo constantemente, porque ajuda a evitar as pontas duplas e ressecadas.

Além disso, como é um cabelo que requer mais atenção, quando curto torna a vida da pessoa mais fácil, pois os cuidados com um cabelo longo são mais demorados. Tanto é que cabelos mais curtos estão se tornando tendência em todas as idades, justamente pela sua beleza e praticidade.

Outra vantagem de ter os cabelos mais curtos é que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os fios mais curtos podem disfarçar as rugas, isso porque deixa o rosto mais claro e limpo. Além de ter um cabelo jovem, você também pode rejuvenescer sua aparência apenas com um corte mais adequado.

Há vários cortes de cabelo para a terceira idade que são modernos e atuais e, para as senhoras que gostam de estar sempre na moda, eles caminham do lado oposto dos cortes considerados para “pessoa velha”. Está cada vez mais fácil ficar jovem e feminina com um corte de cabelo curto, pois a cada nova estação surge um modelo de corte diferente.

Quais os melhores tratamentos?

Há tempos, pensava-se que cabelo grisalho era sinônimo de descuido e falta de vaidade. Hoje, o que se vê é que os fios brancos requerem tantos cuidados quanto os coloridos, para que continuem com sua aparência de cabelo saudável.

Além disso, como os tratamentos para cabelos grisalhos têm crescido e se diversificado, cada vez mais mulheres assumem os seus fios brancos. Entre os homens, já é sinônimo de charme e elegância.

Hidratação

Com a perda de melanina, que acontece nos fios ao embranquecerem, é normal que eles fiquem mais quebradiços. Por isso, é importante não se esquecer de investir bastante na hidratação do cabelo, para que eles fiquem com um aspecto mais bonito e saudável.

É interessante lembrar também que os fios tendem a amarelar, devido ao ressecamento e à exposição ao sol. Assim, o ideal é sempre prestar atenção na coloração dos cabelos, para mantê-los grisalhos e bonitos.

Uma dica que pode ajudar, e muito, nessa tarefa, é utilizar shampoos de cor roxa ou prata, já que eles deixam os cabelos mais brancos e tiram o amarelado dos fios.

Proteção contra o calor

Outro ponto que é preciso estar alerta é para o uso de secadores, chapinhas e babyliss. O cabelo grisalho fica mais sensível a altas temperaturas, por isso, o uso desses aparelhos deve ser evitado ao máximo. É recomendado, também, fornecer uma proteção térmica para o cabelo.

Tratamento de umectação capilar

A umectação capilar é um tratamento para os cabelos, que tem como objetivo suprir a falta de lipídios nos fios. O processo é bem simples, tanto que pode até mesmo ser feito em casa.

Para fazer a umectação capilar, passe óleo vegetal em todo o cabelo. Procure deixá-lo levemente aquecido, para que o produto penetre melhor nos fios. Mas, tenha cuidado para não deixar muito quente, porque isso pode queimar as mãos ou o couro cabeludo.

4 cortes para se inspirar

Gostou das ideias de cortes de cabelo para terceira idade? Veja alguns modelos que podem inspirar na hora de tomar essa decisão.

Pixie cut

O pixie cut é um modelo de corte de cabelo para a terceira idade bem ousado. É conhecido também como “Joãozinho”, por ser um corte de cabelo curto e sem volume. Esse corte é uma das versões mais práticas, pois não requer grandes cuidados especiais.

Ele também é um dos mais modernos, e tem sido muito usado por mulheres, inclusive por famosas do mundo todo. É uma grande tendência no mundo dos cabelos.

Muitas atrizes de Hollywood escolhem o pixiecut como umcorte de cabelo para a terceira idade moderno e bonito.

Chanel

O chanel é o corte de cabelo para terceira idade mais clássico e, normalmente, o mais escolhido. Isso porque ele deixa a mulher com uma aparência chique e elegante.

Apesar de não ser um corte criado recentemente, ele ainda é muito usado. Há também derivações do chanel, onde, por exemplo, a parte detrás é mais curta do que a da frente.

O chanelainda é o queridinho de muitas mulheres.

Médio curto

Se você não quer arriscar tanto e prefere o cabelo um pouco mais comprido, pode usar o médio curto. Ele é um corte de cabelo para terceira idade onde a mulher fica com o cabelo em um comprimento não tão curto, se comparado com as outras opções acima.

O comprimento médio desse corte é na linha do ombro. Ele cai muito bem em pessoas que possuem pescoços longos ou não temem cortar demais.

O curto médio é um estilo apreciado tanto por jovens quanto por mulheres mais maduras, mas é mais interessante para quem tem o pescoço alongado.

Curto ondulado

Costumava-se dizer que pessoas de cabelo ondulado não podiam ter cabelo curto, e, assim, os cortes curtos eram apenas para cabelos lisos. Esses tempos acabaram, e as mulheres, principalmente as celebridades, têm mostrado que o curto ondulado tem seu poder.

Essa é uma alternativa de corte de cabelo para a terceira idade para aquelas mulheres que não possuem cabelos lisos, mas ainda assim buscam pela praticidade. É um modelo charmoso e perfeito para quem gosta de volume.

Ter cabelo ondulado não impede que a pessoa opte por um corte curto, como fez a cantora Beyoncé.

E agora que você conheceu vários tipos de cortes para a terceira idade, comente abaixo qual o seu preferido. Aproveite, ainda, para compartilhar esse artigo com quem gosta de andar na moda.