Você sabe o que é bom para cãibra? Consumir alimentos que contenham magnésio (arroz integral e castanha de caju, por exemplo) e potássio (como banana e abacate) são conhecidas formas de evitar ou tratar os temidos espasmos musculares.

As cãibras são contrações musculares dolorosas e repentinas provocadas por diversos fatores, como estresse muscular, exercício físico intenso, sedentarismo, desidratação e fadiga, mas também podem ser sintomas de doenças neurológicas ou da tireoide, por exemplo.

A cãibra pode ocorrer durante uma atividade física ou mesmo durante o sono. Felizmente, é um problema que tem uma solução de fácil alcance: a boa alimentação.

Dor na panturrilha causada por cãibra costuma ser a mais comum.

Alimentos que são bons para evitar cãibras

Estamos cercados de vitaminas e nutrientes naturais que protegem e tratam o nosso organismo. Muitas vezes, não há necessidade de recorrer a medicamentos de farmácia. Veja abaixo uma lista com 5 tipos de alimentos ideais para prevenir as cãibras.

Alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um importante nutriente para garantir o fortalecimento dos ossos, a saúde dos dentes e dos músculos. Os principais alimentos contendo cálcio são:

  • Leite;
  • Iogurte;
  • Espinafre;
  • Feijão;
  • Ameixas secas;
  • Queijo cottage;
  • Brócolis.

Incluir esses alimentos na sua dieta ainda ajuda a prevenir problemas hormonais e a garantir vitalidade para quem sofre de osteoporose.

Alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um mineral com amplos benefícios que precisa fazer parte da alimentação de qualquer pessoa. Ajuda a controlar o colesterol e a glicose no sangue, contribui para que o corpo produza energia, controla os nervos e evita as contrações musculares.

Você encontra esse nutriente nos seguintes alimentos:

  • Grãos de soja;
  • Arroz integral;
  • Espinafre;
  • Abacate;
  • Iogurte natural sem teor de gordura;
  • Banana;
  • Couve;
  • Salmão;
  • Castanha de caju;
  • Feijão preto.

A deficiência de magnésio – caso raro – leva à insônia, taquicardia, dormência, formigamento e contração muscular contínua, ou seja, aquela cãibra que não deixa ninguém em paz.

Alimentos ricos em potássio<

Potássio não só contribui para acabar com as cãibras como também regula a pressão arterial, evita a hipertensão, cuida da saúde cardíaca e relaxa a musculatura.

Abacate contém mais potássio que a banana, o que é bom para cãibra.

A fruta mais famosa por conter potássio é a banana (cerca de 360 mg em uma banana prata). No entanto, outros alimentos contêm alta quantidade desse mineral. Veja quais:

  • Banana;
  • Abacate;
  • Espinafre;
  • Aveia;
  • Semente de girassol torrado;
  • Beterraba;
  • Amêndoa.

Esses alimentos não só são bons para cãibras como também são ótimos para evitar muitos outros problemas de saúde e, muitas vezes, um mesmo alimento contém mais de um nutriente que previne as contrações musculares.

Alimentos ricos em sódio

Quando ouvimos falar em sódio, lembramos que diversos alimentos são compostos desse mineral, e que seu excesso acarreta problemas de pressão arterial e doenças cardiovasculares.

Todavia, sódio e sal não são a mesma coisa e, por isso, devemos evitar os alimentos industrializados, pois são feitos à base de sódio e cloreto.

Para ter certeza do que está ingerindo, basta escolher alimentos compostos de sódio naturalmente, pois esse elemento é ideal para o bom funcionamento do organismo, já que regula o pH sanguíneo, melhora as funções renais e desempenha importante papel contra os problemas musculares.

O sódio pode ser encontrado em alimentos frescos, como os listados abaixo:

  • Alga kombu;
  • Arroz;
  • Caranguejo;
  • Farinha de soja;
  • Folhas de chá preto;
  • Mexilhão;
  • Salmão;
  • Pescadinha;
  • Tilápia.

Evite adicionar sal quando estiver preparando esses alimentos. Lembre-se que sal em excesso prejudica a saúde.

Alimentos ricos em tiamina

Outro nutriente que é bom para cãibra é a tiamina ou a vitamina B1, uma vitamina importante para o metabolismo dos carboidratos, ajuda a regular o gasto de energia e funciona como repelente natural.

Alguns alimentos que contêm tiamina são:

  • Gérmen de trigo;
  • Flocos de aveia;
  • Semente de girassol;
  • Amendoim;
  • Farinha de trigo integral;
  • Flocos de cereais;
  • Carne de porco assada;
  • Castanha de caju torrada;
  • Castanha-do-pará;
  • Levedura de cerveja em pó.

Como essa vitamina não é armazenada em quantidades consideráveis no organismo, é necessário consumir diariamente.

Como fazer para a cãibra passar?

Além dos alimentos ricos em nutrientes, existem outras opções para acabar com as cãibras e que são fáceis de serem postas em prática. Confira!

Faça alongamentos!

Não é preciso treinar durante horas para garantir uma noite sem os espasmos musculares: reserve alguns minutos para fazer um exercício de alongamento, que consiste em colocar o pé para frente, dobrar o joelho, enquanto estica a outra perna para trás.

Outro método bom para cãibras é dobrar o corpo para frente sem dobrar os joelhos ou se posicionar diante de uma parede, levantar os braços e esticar todo o corpo como se tentasse alcançar alguma coisa no alto.

Além de garantir uma boa noite de sono, os alongamentos também são importantes para preparar o corpo antes dos exercícios físicos.

Use compressa gelada ou quente

Também ajuda a combater as cãibra fazer compressa gelada ou quente. A primeira não só previne as contrações como também é ótima alternativa para sanar as dores imediatamente; a segunda também reduz a dor, pois contribui para a boa circulação sanguínea.

Portanto, não deixe de preparar uma compressa e confirmar os efeitos imediatos dessa ótima opção. Você pode manter a compressa por 10 minutos, verificando a temperatura para não queimar a pele (tanto gelada quanto quente).

Beba água

Quer alternativa mais acessível que a água? É através da água que hidratamos nosso corpo, a fim de mantê-lo saudável e funcionando corretamente. Isso garante músculos mais fortes e menos suscetíveis às temidas cãibras.

Viu como existem medidas fáceis para evitar e combater os espasmos musculares? Agora é só anotar os alimentos e as dicas extras e começar hoje mesmo a se cuidar.

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Até a próxima!