4 benefícios de ter um hobby na terceira idade!

3 minutos para ler

Ter um hobby é indicado para qualquer faixa etária. Muito mais que preencher o tempo, essas atividades tornam o dia a dia mais agradável e contribuem de diversas maneiras para a nossa vida. Aliás, investir nelas beneficia também o público que chegou à terceira idade.

Os seniores têm muitas possibilidades para realizar descobertas e iniciar coisas novas, buscando a felicidade. Uma das formas de fazer isso é inserir um hobby que se adeque aos seus interesses no dia a dia.

Neste post, listamos os 4 benefícios de ter um hobby para quem é idoso. Veja!

1. Promove a motivação

Um hobby nos coloca em contato com sentimentos mais positivos, como a alegria e a satisfação. Assim, nossa rotina ganha um novo colorido, que ajuda a nos motivar e sentir mais disposição.

Você pode recuperar algum interesse do passado, que deixou de colocar em prática, ou descobrir algo completamente novo. Seja qual for o caminho, esse pode ser um dos meios de reencontrar a felicidade ou mesmo de construí-la. 

2. Ajuda a recuperar um propósito para a vida 

Ter um hobby é uma forma de expandir os horizontes. Ele permite descobrir novos propósitos, como encontrar novas habilidades, desenvolver um potencial, viver outras experiências ou simplesmente aproveitar momentos com algo de que você gosta.

É possível ter um projeto para compartilhar com os outros ou manter para si mesmo. O principal é se sentir bem. Grande parte dos hobbies, inclusive, ajuda no combate à depressão, à tristeza e ao estresse.

3. Permite a interação com novas pessoas

Muitos hobbies podem ser praticados em conjunto. Inclusive, existem grupos voltados para a terceira idade na área de leitura, música, artesanato, esportes e por aí vai. Essa é uma boa oportunidade para conhecer gente nova e expandir o seu círculo social.

É provável que você encontre pessoas vivendo situações bem parecidas com a sua. Assim, você poderá compartilhar experiências e até descobrir outras perspectivas para a vida. Interagir com o outro é importante para que nos sintamos bem e parte de um grupo, concorda? 

4. Contribui com a qualidade de vida

Além dos benefícios já citados, os hobbies trazem outras contribuições para o nosso corpo e a nossa mente. Afinal, várias atividades ajudam a preservar as capacidades cognitivas, exercitar a memória, combater a ansiedade e melhorar a autoestima.

Elas liberam substâncias como a serotonina, hormônio que influencia positivamente o nosso humor, o sono e o corpo. Logo, vale a pena experimentar um hobby novo. Mesmo que no começo você não sinta tanta disposição, procure descobrir, no seu ritmo, algo do seu interesse e insira em sua rotina.

São várias as opções de atividades, como jardinagem, tricô, crochê, flores de tecido, pintura, aulas de idiomas ou instrumento musical, hidroginástica, dança, atividades físicas leves, leitura e muito mais. Lembre-se de que é possível ter um hobby que combine com você e seja adequado às suas preferências. Que tal começar agora mesmo?

Gostou do post? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais! Quem sabe você encontra companhia para iniciar um novo hobby, hein?

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares