Confira o nosso guia completo sobre a residência sênior

17 minutos para ler

Já ouviu falar em residência sênior? Diferentemente dos estabelecimentos comuns, é um espaço que funciona como apart-hotel para os idosos. É um novo conceito de alto padrão, com infraestrutura moderna, equipe médica especializada e atividades culturais e esportivas.

O envelhecimento da população, aliado à baixa taxa de natalidade, vem transformando as projeções para os próximos anos. É o que indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, há aproximadamente 30,2 milhões de idosos só no Brasil.

Até 2047, a população brasileira deve passar a marca de 300 milhões. A projeção é que 25,5%, isto é, um quarto de todas as pessoas no país seja formado pela terceira idade (60 anos ou mais) até 2060, segundo o instituto.

Nesse contexto, os idosos merecem um lugar para chamar de lar, com toda a infraestrutura necessária para o bem-estar e a qualidade de vida. A residência sênior é uma alternativa que possibilita a esse público uma nova forma de vivenciar a aposentadoria.

Neste artigo, vamos abordar sobre esse tipo de residência, suas vantagens, as atividades oferecidas e outros detalhes relativos ao tema. Boa leitura!

O que é uma residência sênior?

Imagine viver em um lugar com todas as comodidades de um hotel, infraestrutura moderna, atendimento humanizado, muitas atividades e tudo o que você precisa. Agora, pense na união disso com serviços de apoio médico 24 horas por dia e o carinho da sua família sempre presente. De forma resumida, essa é a essência de uma residência sênior.

A proposta é que as pessoas da terceira idade possam usufruir de cada momento ao máximo, com toda a liberdade oferecida nessa etapa da vida. Além dos cuidados básicos, a modalidade incentiva a prática de uma série de atividades:

  • cognitivas para manter a mente ativa;
  • sociais para incentivar o convívio com outros residentes;
  • de lazer para proporcionar bem-estar, qualidade de vida e momentos divertidos;
  • físicas para incentivar a coordenação motora.

Em poucas palavras, um residencial sênior é um lar para idosos que oferece assistência integral e especializada por meio de uma equipe multidisciplinar treinada. Com atendimento para diversos tipos de perfis, a instituição conta com três modalidades: residência, temporada (curto período) e Sênior Day (para passar o dia). Vamos falar mais sobre isso adiante.

O apart-hotel para idosos e os tratamentos realizados são adequados ao grau de dependência de cada um e englobam serviços multidisciplinares e de alta qualidade. Desse modo, cada residente recebe cuidados exclusivos, colocando o bem-estar, a autonomia e sua satisfação e da família em primeiro lugar.

Além de oferecer mais qualidade de vida e uma forma mais tranquila de aproveitar todos os momentos, a residência sênior contribui para um envelhecimento mais saudável. Em um ambiente assim, os idosos têm condições de viver grandes anos de suas vidas e a oportunidade de desfrutarem de um rico convívio social e serem amparados na prevenção de doenças como a depressão.

Qual a diferença entre residencial sênior, asilo e casa de repouso?

Quando o idoso exige maiores cuidados com a saúde, ele precisa de um lugar adequado para atendê-lo, que conte com a presença de profissionais qualificados para prestar o melhor atendimento, quando necessário for.

Sabemos que ficar em casa é bom, afinal, “não há lugar como o nosso lar”. Mas e se a gente dissesse para você que existem lugares fora tão bons quanto? Às vezes, até melhores. Sim, é uma realidade.

Há três tipos de espaços destinados a receber os idosos: os asilos, as casas de repouso e a residência sênior. Cada um tem suas particularidades e nenhum deles é sinal de abandono. Muito pelo contrário, é uma demonstração de carinho e preocupação com a saúde das pessoas que chegaram à terceira idade. Saiba sobre eles a seguir!

Asilos

Muita gente associa a palavra ao abandono. Porém, se você consultar o dicionário vai encontrar o real significado de asilo. Trata-se de um refúgio, ou seja, um abrigo para receber pessoas com dificuldades de se manter ou em situação de vulnerabilidade. Além dos idosos, há estabelecimentos para dependentes químicos, órfãos, mendigos ou crianças de rua.

Casas de repouso

Casas de repouso, por sua vez, são instituições voltadas para idosos que necessitam de assistência (saúde, alimentação, higiene) ou cuidados especializados (reabilitação). Costumam ter quartos compartilhados, áreas comuns e profissionais da área da saúde para tratar doenças crônicas ou apoiar quem tem alto grau de dependência de terceiros.

Residência sênior

Um apart-hotel para idosos já tem uma proposta bem diferente das duas primeiras opções. Une o conceito de refúgio dos asilos e o acompanhamento médico das casas de repouso. E vai além. Oferece um novo lar para a terceira idade, com serviços personalizados às necessidades de cada um, assistência dedicada, espaços confortáveis, autonomia.

Aliás, é importante destacar um sentimento natural que os familiares têm quando falamos sobre esse assunto. Trata-se da tendência de achar que levar os pais ou os avós para um novo lar é o mesmo que abandoná-los à própria sorte. Em vez de sentir pena ou culpa, é preciso ter em mente que existem lugares melhor preparados para cuidar dos idosos.

Nesses espaços, eles terão conforto, nenhuma preocupação e uma equipe médica à disposição. Já fora de uma residência sênior, os idosos provavelmente ficarão sozinhos, sem tratamento adequado, atividades e convívio social. A situação é ainda mais delicada quando eles têm algum problema de saúde sério, como o Alzheimer.

Por que morar em uma residência sênior?

Também chamada de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a residência sênior conta com serviços personalizados e não tem nada a ver com o clima de hospital. Afinal, por mais que um hospital seja bom para a saúde, sabemos que ele não se parece, em nada, com a sua casa.

E esse, talvez, seja o primeiro motivo para você escolher um residencial para chamar de lar. Com espaços amplos e confortáveis (suítes duplas ou individuais), você vai se sentir como se estivesse em um hotel, com direito a serviços de quarto diários. Isso significa:

  • poder sair e voltar quando quiser;
  • programar passeios ou agendar compromissos;
  • manter um convívio social ativo;
  • usufruir de autonomia e qualidade de vida;
  • participar de atividades culturais e esportivas.

Diferentemente de um hospital, o ambiente lembra um lar de verdade, só que com a comodidade de receber visitas de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Nutricionistas também podem avaliar as necessidades de cada um e propor cardápios ricos em nutrientes, além de uma alimentação balanceada.

Assim, você tem toda a ajuda necessária para uma velhice mais saudável. Sem contar o apoio emocional, o carinho e o aconchego do clima acolhedor de um residencial, que foge do padrão dos asilos e das casas de repouso tradicionais.

Clara Residencial Sênior

Sabe aquela preocupação com a rotina, que permanece mesmo depois da aposentadoria? Cuidar da casa, das finanças, de questões familiares, enquanto ainda precisa lidar com a solidão, a ansiedade e os períodos de ociosidade? Tudo isso pode ficar para trás. É só buscar um lugar onde você só precisa focar no que gosta de fazer.

Aqui no Brasil, viver em uma comunidade sênior ainda é visto com um olhar receoso. Mas saiba que em outros países, esse estilo de vida é bastante comum. Aliás, lá fora, o conceito recebe o nome de Senior Living. E foi a partir dos melhores residenciais para aposentados nos Estados Unidos que buscamos inspiração para o Clara Residencial Sênior.

Há mais de duas décadas transformando a vida da terceira idade, a Clara oferece assistência humanizada e profissional na medida certa para cada residente. Com uma rotina rica em atividades e convívio social e, ao mesmo tempo, tranquila e segura, acreditamos que os idosos devem aproveitar cada momento ao máximo. Olha o que espera por você:

  • acomodações modernas: suítes individuais ou duplas, equipadas com TV, internet, frigobar, telefone e ar-condicionado;
  • espaços de lazer: com restaurantes, solarium, piscina, sala de convivência, sala de leitura, sala de recreação, salão de jogos e de ginástica e pomar;
  • calendário de atividades: conduzidas por profissionais preparados, que enriquecem a rotina, deixam os dias mais divertidos e ajudam na ativação psíquica e motora;
  • novas experiências: todos os dias você pode conhecer pessoas com gostos similares, além de descobrir novos hobbies e um novo sentido para a vida;
  • assistência especializada: retaguarda médica, equipe multidisciplinar (diversas áreas de conhecimento), gestão de medicamentos e posto de enfermagem 24 horas.

Em resumo, é a troca de uma vida cheia de rotinas e preocupações por dias mais livres, com toda a comodidade, conforto e assistência médica que a Clara tem a oferecer. Por ser um apart-hotel, os idosos podem viver em constante clima de férias.

Apesar de ser uma proposta de encher os olhos, sabemos que mudanças sempre deixam uma pontinha de preocupação, não é? Por isso, para que você se sinta à vontade em seu novo lar e tenha a chance de nos conhecer melhor, preparamos três modalidades. Conheça!

Contato Clara ResidencialPowered by Rock Convert

Sênior Day

Para o seu primeiro contato conosco, convidamos você a passar o dia na Clara. Durante o período, os idosos têm a oportunidade de participar da nossa ampla programação de atividades aos cuidados de uma equipe profissional treinada e preparada para recebê-los.

Temporada

Gostou da Clara, mas ainda não sabe se é para você? Experimente passar uma temporada conosco para nos conhecer melhor e ver como se sente no nosso lar. Aproveite viagens da família ou venha descansar, enquanto se recupera de cirurgias.

Residência

Dispensamos apresentações, não é mesmo? Agora que já nos conhecemos melhor, chegou o momento da mudança definitiva para o seu novo lar. Diga adeus às preocupações e venha viver sua aposentadoria ao máximo, com apoio profissional integral.

Quais são as atividades oferecidas em um residencial sênior?

Como você já sabe, a vida em uma residência sênior tem como proposta oferecer um novo lar para os idosos. Ou seja, não se trata apenas de um abrigo como os asilos ou uma assistência médica como as casas de repouso. Queremos proporcionar um lugar no qual você possa chamar de lar.

Por isso, além de toda a estrutura e comodidade de um apart-hotel, vamos além e inovamos com uma programação cheia de atividades físicas, cognitivas e de lazer. Nosso objetivo também se estende em cuidar da sua saúde e do seu bem-estar, proporcionando momentos mais alegres, divertidos e descontraídos, com direito a cinema, visitas a museus e excursões.

É muito melhor cuidar da saúde de um jeito mais leve, concorda? Além disso, cada atividade leva em consideração os gostos e os hábitos de cada idoso. Afinal, não queremos que ninguém se sinta obrigado a participar se não tiver afinidades com o que propomos. Conheça, abaixo, um pouco da nossa programação!

Aulas de informática para idosos

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia, por isso, queremos que ela também faça parte da rotina dos nossos residentes. Desse modo, eles podem ter ainda mais autonomia para executar determinadas tarefas. Afinal, o que fazer para tornar isso possível? Criamos aulas de informática para idosos com o intuito de ajudá-los a aprender a usar o computador, tablet ou smartphone.

Sabemos que a terceira idade não tem tanta familiaridade com as novas tecnologias. A fim de mudar essa realidade, ensinamos os passos básicos para que esse público adentre no universo tecnológico, como ligar e desligar o computador, usar o editor de texto ou enviar e-mails e mensagens nas redes sociais.

Jogos estimulantes para a terceira idade

Para estimular a concentração, o raciocínio e a capacidade de resolver problemas, entre outras habilidades cognitivas que tendem a se perder com o passar dos anos, incentivamos a aplicação de jogos. Xadrez, damas, baralho e dominó são alguns dos jogos estimulantes para idosos que contribuem para proporcionar um envelhecimento mais saudável.

Além dos tradicionais, há outras atividades lúdicas que cumprem o mesmo papel e são utilizadas como complemento. Uma delas é o Clube da Leitura, que ajuda a manter a mente ativa. Palavras cruzadas, inúmeros jogos de raciocínio e conhecimentos gerais também são ótimos incentivos para a memória e a lógica.

Atividades físicas e convívio social

A fim de estimular a coordenação motora, o trabalho em equipe e, consequentemente, o convívio social, nossas atividades também incluem exercícios para o corpo. Entre as propostas, temos a Dança Sênior e o Grupo de Teatro, que ajudam a aumentar a autoestima. Sem contar que é uma forma divertida de passar o tempo com outras pessoas e fazer novas amizades.

Na programação, também incluímos exercícios de olhos fechados para estimular outros sentidos — tato, audição, olfato e paladar — além da visão. Temos, ainda, atividades com foco em hobbies, como música e culinária. Pilates, yoga, hidroginática e tai chi chuan estão entre as atividades mais concorridas da Clara. Todas as sugestões levam em conta o que cada idoso gosta de fazer, a fim de proporcionar bem-estar e satisfação.

Quais são os benefícios de um apart-hotel para idosos?

Não há nada como ter um lugar para chamar de lar, não é mesmo? Por isso, acreditamos que esse é um dos maiores benefícios da residência sênior. Nesses espaços, há a possibilidade de contar com toda a assistência médica necessária para os residentes, inclusive com tratamentos específicos para cada época do ano, em especial cuidados no inverno. Veja outras vantagens:

  • conforto, graças à estrutura feita para dar maior autonomia aos idosos;
  • amor, carinho e aconchego por meio de um atendimento humanizado e total integração da família na rotina dos residentes;
  • bem-estar e cuidado integral com a saúde, o que diminui a necessidade de internações e quaisquer problemas relacionados à idade;
  • ambiente estimulante e revigorante que devolve a alegria aos nossos idosos, incentiva novas descobertas e amizades.

Envelhecimento saudável

A partir dos cuidados médicos necessários, interação com outros residentes e um calendário cheio de atividades, nossos idosos ganham uma vida mais saudável. Corpo e mente encontram o equilíbrio ideal para viver em harmonia por meio de meditação, exercícios físicos e a descoberta de novas habilidades.

Os hábitos saudáveis não param por aí, já que a alimentação também tem um peso para uma velhice mais confortável. Por isso, outro benefício da residência sênior é o acompanhamento nutricional, fisioterapêutico e ocupacional, feito de forma complementar.

Conexão interior e com o mundo

No Clara Residencial, você tem o seu espaço para viver uma nova vida, em harmonia com corpo, mente e espírito. Por meio de práticas de meditação, yoga, tai chi chuan e reiki, nossos residentes encontram equilíbrio, paz interior, tranquilidade e autoconhecimento.

Amigos e familiares também são bem-vindos e podem aproveitar os espaços de convivência para construir memórias ao lado de quem amam. Aliás, a conexão com o mundo é aberta, com acesso ao wi-fi, redes sociais, noticiários e WhatsApp. Todos os residentes podem falar com suas famílias sempre que quiserem.

Atendimento personalizado

Assim como as atividades e a alimentação, tudo que é realizado no apart-hotel para idosos tem um toque de personalização. Isto é, cada escolha é feita sob medida a fim de atender as carências e vontades de cada um, no tempo de cada um.

Portanto, você decide como quer viver e o que quer fazer. Em uma residência sênior são oferecidas as opções e as facilidades que só um hotel para idosos tem, como serviço de camareira, arrumadeira, lavanderia e refeições balanceadas, com todos os nutrientes necessários para o corpo e a mente. Há, ainda, a assistência médica disponível 24 horas para você.

Quais são as vantagens da retaguarda médica permanente em uma residência sênior?

Por falar em atendimento médico, vamos dedicar mais um tempo para esse assunto. Afinal, você deve ter curiosidade para saber mais sobre os benefícios para a sua saúde, certo? De fato, essa área é de fundamental importância na vida de qualquer pessoa. Além da assistência 24 horas por dia, os residentes contam com:

  • rápido atendimento em casos de urgências;
  • relatórios mais completos para os médicos assistentes;
  • segurança para os idosos e suas famílias;
  • cuidados especiais de acordo com as necessidades de cada um;
  • visitas frequentes dos médicos para acompanhamento.

Graças à disposição dos profissionais de saúde para atender às necessidades dos residentes, é possível notar uma redução no número de internações devido a problemas comuns, como início de pneumonia ou infecções urinárias.

Vale lembrar que o atendimento está praticamente na porta ao lado. Não é preciso perder tempo com deslocamento até um hospital ou uma clínica, nem sair às pressas. Já está tudo em casa, dentro das instalações especialmente preparadas para resolver quaisquer problemas.

Outro motivo para a redução das internações e o aumento da sensação de bem-estar deve-se à gestão de medicamentos feita pela equipe de enfermagem do posto 24 horas. Nesse ponto é importante abrir um parêntese: a automedicação pode mascarar a cura das doenças, impossibilitando o tratamento mais adequado.

Contar com profissionais treinados e capacitados — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, auxiliares — para o atendimento de idosos é o primeiro passo para que eles tenham maior qualidade de vida. Assistência especializada e a postos para todos os momentos é um grande diferencial.

Por que escolher o Clara Residencial

Ao escolher o Clara Residencial, você tem acesso à estrutura médica necessária para cuidar da sua saúde, ao mesmo tempo em que vive em um ambiente hospitaleiro e acolhedor. Conta, ainda, com serviços de hotel, convivência com a família e com outros residentes, além de participar de atividades que fazem bem para o seu corpo e a sua mente.

Motivos não faltam para você mudar o seu destino e escolher uma forma de viver com mais autonomia e liberdade. Na Clara não tem espaço para solidão, ansiedade e nem desânimo. Nossos idosos estão amparados por pessoas o tempo todo, sejam profissionais da saúde, sejam familiares ou outros residentes. Mas eles também têm seus momentos de individualidade.

Cada um tem o seu tempo para fazer o que quiser e aproveitar a vida na residência sênior da melhor forma possível. O papel do Clara Residencial é fornecer tudo que você precisa para viver bem e com saúde, qualidade, conforto, comodidade e todos os cuidados necessários. Então, deixe a tristeza de lado e venha construir momentos de felicidade plena.

Que tal nos conhecer pessoalmente? Você pode vir passar o dia conosco para explorar nossas instalações ou já arrumar as malas para se instalar de forma definitiva. Entre em contato com a Clara e comece a mudar sua vida agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares