Quarentena: como família e idosos podem superar essa fase

quarentena
7 minutos para ler

A pandemia do novo coronavírus tem mudado a rotina de todas as pessoas. Devido à alta transmissibilidade e aos perigos da doença, grande parte dos comércios parou e a quarentena em casa foi a saída mais segura encontrada para achatar a curva de contágio.

Embora o isolamento social seja muito importante para as famílias e, principalmente, para os idosos, sabemos que há uma grande dificuldade em se adaptar a esse novo cenário. Várias pessoas têm ficado entediadas e estressadas. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Preparamos o conteúdo a seguir para ajudar você.

Mostraremos diversas dicas para superar essa fase difícil, mantendo a qualidade de vida e a saúde mental. Preparado para nossas dicas? Então, continue a leitura!

Dicas para idosos que moram longe da família durante a quarentena

Você é um idoso que mora sozinho ou em algum residencial sênior e está longe da sua família durante a pandemia? Sabemos o quanto é difícil ter que se acostumar com um cotidiano diferente daquele que já era comum por tanto tempo.

Por isso, se você está triste, com saudades, entediado ou simplesmente buscando por alternativas para viver melhor em tempos de quarentena, confira as nossas sugestões de atividades que podem ser realizadas para deixar seus dias melhores!

Baixe aplicativos de conversa

Provavelmente você não poderá ver pessoalmente seus parentes por um bom tempo. Então, que tal aproveitar para aprender a usar aplicativos de conversa e manter o contato de forma online? Se você não faz ideia de como baixar, peça ajuda! Só não vale deixar de falar com os parentes sem tentar, combinado?

Por meio de aplicativos no celular, é possível fazer chamadas de vídeo e conversar por muito tempo com quem você ama. Assim, o distanciamento social pode não ser tão doloroso.

Uma boa opção de aplicativo é o Zoom que permite chamadas com várias pessoas ao mesmo tempo. Para tê-lo em seu celular é só clicar no link abaixo, conforme o modelo do seu telefone (iOS são os celulares Apple, e Android é o sistema operacional de grande parte das outras marcas):

Para uma conversa com menos pessoas (até oito) você também pode utilizar o Whatsapp. Neste caso, basta clicar no ícone de câmera que aparece ao lado do nome do seu contato e iniciar a chamada de vídeo. Se você não tem Whatsapp no seu celular aí vai os links para baixar:

Invista nos cursos a distância

Que tal aprender sobre um assunto que sempre quis, mas nunca teve tempo? A época da quarentena é perfeita para cursos online e certamente você encontrará o assunto do seu interesse na internet. Está sem ideias? Veja algumas opções:

  • idiomas;
  • culinária;
  • paisagismo;
  • decoração;
  • informática;
  • desenho.

Não faz ideia em qual site procurar os cursos? Calma que temos duas dicas boas. Para conferir é só clicar nos links abaixo:

Assista a videoaulas

Se você não está animado para fazer um curso completo, mas ainda assim gostaria de aprender um pouco mais sobre determinado assunto, a saída é assistir a videoaulas. Aplicativos como o YouTube disponibilizam de forma gratuita inúmeros vídeos sobre assuntos variados. Você pode acessar pelo celular, tablet ou computador, basta ter acesso à internet.

Jogue seu jogo favorito online

Gosta de jogar com os amigos, mas precisa manter a distância nessa quarentena? Então, anote aí a nossa última dica: você pode aproveitar seus jogos favoritos de forma online. Isso mesmo! Canastra, xadrez, buraco, paciência — ou o que quer que seja! Dificilmente seu jogo não será encontrado em algum site ou aplicativo. Confira algumas opções:

Sugestões para idosos e familiares que moram juntos aproveitarem a quarentena

Já mostramos algumas ações que os idosos que moram longe dos parentes podem colocar em prática para superar essa fase da melhor forma possível. Agora chegou o momento de dar sugestões àqueles familiares e idosos que moram juntos, na mesma casa. Esse é o seu caso? Então, continue lendo e descubra muitas maneiras de viver melhor nessa quarentena!

Cozinhe em família

Que tal preparar a receita da família em conjunto? Essa é uma ótima maneira de estar reunido e aproveitar a quarentena para desfrutar dos segredos da família. Se vocês não têm nenhum prato especial, não há problema! Esse também é um bom momento para testar aquela receita da internet que nunca foi colocada em prática.

Leia livros

Para amenizar o isolamento, uma boa dica é ler livros. Escolha um lugar tranquilo da casa e tire algumas horas para você. Afinal, não é porque parte da família está reunida em um mesmo lugar que todos precisam estar juntos, certo? Pegue aquele livro que ficou na estante por muito tempo e você nunca teve tempo para começar a lê-lo ou aproveite para reler sua história favorita.

Assista a filmes ou séries

Você não precisa se manter produtivo durante todo o tempo da quarentena. Mesmo dentro de casa, também é necessário ter alguns momentos reservados ao lazer. Uma boa ideia é assistir a filmes em família. Que tal separar um dia da semana para essa atividade? Cada vez uma pessoa diferente escolhe o filme e não vale reclamar, hein?

Se vocês têm os mesmos gostos, podem também engatar em um bom seriado. Entretanto, é sempre bom lembrar da possibilidade de ter seus momentos de descanso sozinho. Então, que tal escolher aquela série só para você?

Faça artesanatos

Quem gosta de atividades manuais pode apostar no artesanato para passar o tempo. Tecidos, MDF, EVA, pintura, crochê: não importa qual é o seu gosto, o que vale é levantar as mangas e tirar essa ideia do papel agora mesmo.

Caso você se dê bem com a costura, pode investir na produção caseira de máscaras. Assim, além de se distrair, é possível manter seus familiares e parentes mais protegidos.

Reserve um tempo no dia para jogar em família

Nossa última dica para que a família toda passe com sucesso pela quarentena é apostar nos jogos! Dominó, canastra, dorminhoco, buraco, uno etc.: vale tudo quando o objetivo é se divertir! Para organizar e manter uma rotina, eleja a noite dos jogos. Da mesma forma do filme, a cada semana uma pessoa diferente pode escolher qual será o jogo da vez.

O novo coronavírus pode trazer graves consequências principalmente para o grupo de risco, que envolve idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, é muito importante respeitar o isolamento social e evitar o contágio.

Mesmo sendo difícil, vimos que a quarentena pode ser aproveitada de uma forma mais leve, mantendo a qualidade de vida e os familiares por perto (ainda que por meio de vídeo). Escolha as dicas que se aplicam à sua rotina e comece a colocá-las em prática agora mesmo!

E então, gostou do post? Agora que você já sabe como superar a fase da quarentena, que tal levar nossas sugestões a seus amigos? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares