O que é Reiki e para que serve? Conheça os benefícios!

4 minutos para ler

Terapias complementares vêm ganhando cada vez mais espaço atualmente. Seus benefícios para a saúde têm sido comprovados pela ciência e vários serviços de saúde já ofertam esse tipo de prática. Por falar no assunto, você sabe o que é Reiki e para que serve?

Ao trabalhar diversos aspectos da nossa vida, essa técnica tem muito a oferecer para a terceira idade. Aliás, você pode buscá-la por várias razões, inclusive para um maior bem-estar.

Continue a leitura e entenda o que é Reiki e para que serve, além de descobrir os seus benefícios para a saúde!

O que é Reiki e para que serve?

O Reiki é uma técnica japonesa que funciona como terapia integrativa, sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um de seus grandes objetivos é promover a saúde (física, mental ou emocional) por meio da energia vital presente no universo e em cada um de nós.

Existem diferentes modalidades, como o Reiki ocidental e o japonês, cujas práticas têm suas diferenciações. De forma ampla, podemos dizer que ele traz benefícios para qualquer faixa etária, desde que a pessoa realmente queira realizá-lo.

Como o Reiki funciona?

O Reiki busca reequilibrar nossa energia para que ela flua melhor, já que isso interfere em nosso corpo e nossa mente, segundo a técnica. As sessões acontecem com o paciente deitado em uma maca e o terapeuta sobrepondo as mãos sobre seus chacras (centros energéticos) ou sobre as áreas de necessidade. Não é preciso retirar a roupa — em alguns casos, você só precisa deixar de lado alguns acessórios.

É fundamental escolher um bom profissional. Ele precisa ter passado por um aprendizado sério e confiável, além de ter realizado o processo em si mesmo e seguir os princípios da técnica. Alguns cuidados são importantes. Atualmente, encontramos cursos de formação em Reiki rápidos demais, o que é um dos indícios de perda de qualidade.

Vale lembrar que não devemos aplicar Reiki em quem não quer ou quem não se sente à vontade. Afinal, a autorização do cliente é fundamental para a eficácia do tratamento. Além disso, o Reiki não pode substituir o tratamento recomendado pelo médico. Como dissemos, ele é integrativo, ou seja, funciona como complemento.

Quais os benefícios do Reiki para a terceira idade?

Como contamos lá no começo, o Reiki pode ser benéfico fisicamente e emocionalmente para toda faixa etária. Na terceira idade, esse tipo de terapia é bastante versátil, atuando no alívio de desconfortos ou na busca por uma vida mais feliz e saudável. Listamos, a seguir, algumas das principais vantagens. Veja!

Alívio da ansiedade e do estresse

O Reiki é conhecido como uma técnica bem relaxante, o que já nos ajuda a nos sentirmos melhor no momento. Além de trabalhar sua energia, alguns terapeutas utilizam meditação e ensinam ao cliente certas técnicas para se acalmar.

Diminuição da enxaqueca

O Reiki atua também na redução da tensão muscular, aliviando dores crônicas como a enxaqueca. Praticá-lo junto com outros cuidados pode contribuir muito para sentirmos menos incômodos e termos mais qualidade de vida.

Melhora de concentração

Técnicas de meditação, que podem ser trazidas junto com o Reiki, ajudam a melhorar nossa concentração e nosso foco. Essas práticas propiciam mais tranquilidade e a organização dos pensamentos, contribuindo também para que sejamos mais felizes.

Combate a insônia

Além do relaxamento, o Reiki também nos ajuda a dormir melhor ao liberar alguns hormônios, como a serotonina e a endorfina, que contribuem muito para que tenhamos uma boa noite de sono.

Agora você já sabe o que é Reiki e para que serve. Essa técnica é uma forte aliada para a qualidade de vida na terceira idade, ajudando a construir melhores sentimentos e novos olhares sobre os momentos. Esperamos que tenha gostado de conhecê-la.

Você já tinha ouvido falar em Reiki? Que tal experimentá-la? Deixe seu comentário contando o que achou da ideia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares