Hidroginástica para idosos: conheça 5 benefícios!

4 minutos para ler

A prática de atividades físicas é benéfica em qualquer fase da vida. Logo, não é porque você nunca se exercitou antes que não possa (e deva) começar agora, mesmo que esteja na terceira idade. Uma das opções mais procuradas por quem está nessa faixa etária é a hidroginástica para idosos.

Já experimentou? É sobre este assunto que vamos falar neste post. Você aprenderá o que é a hidroginástica para idosos, qual é o objetivo dessa prática e ainda conhecerá 5 benefícios desse tipo de exercício. Vamos lá?

O que é a hidroginástica para idosos?

A hidroginástica é uma atividade física realizada dentro da piscina que utiliza o sistema aeróbio para gerar energia. Mas o que isso quer dizer? Ativar o sistema aeróbio significa que o corpo trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo e de forma equilibrada, promovendo um ótimo gasto calórico.

A modalidade surgiu há muitos anos e, inicialmente, era utilizada para a recuperação de lesões. Nos anos 80, no entanto, a atividade passou a ser praticada como exercício físico e hoje ela é realizada, normalmente, de forma coletiva, com o uso de músicas e muita animação.

Quais as vantagens desse tipo de exercício?

E aí, ficou interessado no tema? Se sim, acompanhe a leitura para conferir os principais benefícios da hidroginástica para idosos!

1. Melhora o condicionamento físico

O primeiro grande benefício da hidroginástica é a melhora no condicionamento físico. Isso quer dizer que após começar os treinos e manter uma frequência, você, provavelmente, sentirá menos cansaço para fazer atividades que antes exigiam bastante do seu corpo, como subir escadas, brincar com os netos ou percorrer um caminho íngreme.

2. Aumenta a força muscular

Durante o processo de envelhecimento é normal que o ser humano passe por uma perda muscular progressiva. Isso é chamado de sarcopenia. Apesar de não ter como evitá-la, é possível diminuir o avanço, fortalecendo os músculos por meio de exercícios como a hidroginástica.

A força muscular é positiva para os idosos, pois reduz os riscos de lesões, propicia a locomoção, diminui dores, melhora a circulação sanguínea e traz uma maior independência.

3. Possibilita a prática de exercício com um baixo impacto

Como a hidroginástica é realizada dentro da água, ela é uma atividade de baixo impacto. Ou seja, permite que o corpo se movimente preservando as articulações. Isso é muito importante para os idosos, já que com o passar dos anos, partes do corpo como joelhos, tornozelos, quadris e ombros tendem a se desgastar.

4. Ajuda na autonomia

Todos os benefícios já citados, como aumento do condicionamento físico, da força muscular e a preservação das articulações devido ao baixo impacto, levam ao aumento da autonomia dos idosos.

Com uma saúde física mais fortalecida, as pessoas na terceira idade passam a realizar tarefas simples do cotidiano que possivelmente tinham dificuldades de fazer antes de praticar hidroginástica.

5. Combate o estresse

O último benefício da hidroginástica que selecionamos é a capacidade de combater o estresse. A piscina, o ambiente alto astral, a endorfina produzida durante o exercício e o contato com outras pessoas fazem com que a atividade seja uma ótima forma de preservar a saúde mental.

A realização de exercícios físicos na terceira idade traz muitos benefícios à saúde, os quais somados resultam em uma melhor qualidade de vida. A hidroginástica para idosos, em particular, permite que mesmo aquelas pessoas com algumas restrições de movimento ou impacto possam aproveitar os ganhos dessa prática esportiva.

E então, o que achou do post? Gostaria de comentar algo a respeito ou até mesmo falar sobre sua experiência com a hidroginástica? Fique à vontade para nos contar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares