Conheça 4 benefícios da fisioterapia em grupo para a terceira idade!

4 minutos para ler

Você sabia que a fisioterapia em grupo para a terceira idade traz muitos benefícios? O trabalho dos fisioterapeutas tem foco na prevenção, reabilitação e tratamento de doenças. O que pode começar como uma necessidade tende a se tornar prazeroso quando feito com outros idosos. Sem contar o impacto direto na qualidade de vida.

Manter o corpo em movimento faz bem para a saúde e para a mente, mas em grupo tudo fica ainda mais divertido. As atividades em conjunto proporcionam maior integração, além da troca de experiências entre os participantes. Vamos conhecer os principais benefícios? Boa leitura!

1. Traz o apoio de pessoas na mesma situação

Assim como a prática de exercícios físicos, a fisioterapia requer regularidade para fazer efeito e melhorar a qualidade de vida, trazendo benefícios físicos e psicológicos. Aliás, esta é uma das maiores vantagens da fisioterapia em grupo para a terceira idade. Ao fazer as atividades na companhia de outros idosos, um poderá incentivar a participação do outro. 

O apoio se estende no encontro entre pacientes com problemas similares de saúde. Nas sessões, você poderá encontrar outras pessoas que enfrentam situações como AVC, Alzheimer, Parkinson etc. e trocar ideias para lidar com os desafios do dia a dia.

2. Ajuda no combate ao Alzheimer e outras doenças

Cada tratamento demanda um tipo de cuidado e exercícios específicos para a prevenção ou reabilitação. A fisioterapia em grupo no caso do Alzheimer, por exemplo, tem como principal objetivo prolongar a independência e a autonomia dos pacientes, além de:

  • auxiliar na manutenção do equilíbrio;
  • prevenir atrofias, encurtamentos musculares e contraturas articulares;
  • mobilizar secreções pulmonares e monitorar a capacidade respiratória;
  • avaliar a força muscular e mudanças de postura.

Algumas atividades aplicadas para pacientes da terceira idade com Alzheimer se estendem para o auxílio de outras doenças. Podemos citar os alongamentos, exercícios aeróbicos, treino de equilíbrio e coordenação motora, técnicas respiratórias, entre outras. Embora similares, cada uma exige habilidades especiais dos fisioterapeutas na hora da abordagem.

3. Melhora a coordenação motora e o equilíbrio

Para um envelhecimento saudável, acreditamos em práticas que proporcionam o bem-estar e contribuem com a coordenação motora. A fisioterapia em grupo traz um estímulo a mais para a mobilidade, tendo o apoio de outros idosos para seguir em frente e compartilhar as atividades por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. 

Exercícios de aquecimento e o alongamento das principais áreas musculares ajudam a desenvolver a força, a autoconfiança e a cooperação. Afinal, com um ajudando o outro, todos podem ter a liberdade de ir e vir, independentemente da idade. Basta dar um passo de cada vez.

4. Promove a interação social e eleva a autoestima

Por fim, queremos destacar mais um benefício para deixar você com vontade de começar a fisioterapia agora mesmo. As atividades em grupo valorizam o convívio social, criam laços, melhoram a saúde mental, elevam a autoestima e afastam os riscos de depressão. Sem contar que é uma ótima forma de cuidar da saúde na terceira idade.

Vimos que mais do que exercitar o corpo e a mente, a fisioterapia em grupo para a terceira idade traz diversos benefícios que impactam de maneira positiva na qualidade de vida. Cada sessão é um momento de convívio social para trocar experiências e compartilhar conhecimento, oferecer e receber apoio, melhorar a aptidão física e mental, além de promover um equilíbrio maior dos seus afazeres no dia a dia.  

O que achou da fisioterapia em grupo? Compartilhe os benefícios nas redes sociais e incentive o envelhecimento saudável para todos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares