Depressão nos idosos: 3 causas para você ficar de olho!

3 minutos para ler

Embora muitas pessoas considerem frescura, a depressão nos idosos é assunto sério e deve ser tratado como tal. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema, que atinge a população na terceira idade, pode levar ao suicídio. A faixa etária acima dos 70 anos é a que registrou a maior taxa nos seis últimos anos.

Por esse motivo, os familiares mais próximos precisam ficar atentos ao comportamento dos seus entes queridos. Além do bem-estar físico, a preservação da saúde mental também é muito importante, principalmente na terceira idade.

Apesar de os parentes estarem alertas a essa situação, muitos não conhecem os principais motivos que levam à depressão na terceira idade. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Criamos este post para ajudar.

Continue acompanhando e descubra as 3 causas de depressão nos idosos para você ficar de olho!

1. Falecimento de parceiros de vida

Uma das causas que pode levar à depressão na terceira idade é o falecimento de parceiros de vida, como cônjuge, amigos de longa data, irmãos, primos e familiares próximos. Apesar de os idosos saberem que essa é a rota natural da vida, muitos sentem um vazio ao perder essas pessoas queridas.

Normalmente, o choque principal acontece logo após o falecimento. Por isso, é preciso ficar atento sempre que um evento desses ocorrer para oferecer um maior acolhimento ao idoso no momento de perda.

Contato Clara ResidencialPowered by Rock Convert

2. Ausência de convívio com a família

Além do falecimento das pessoas próximas, há outro motivo que também afeta muito a saúde mental dos idosos: a ausência do convívio com a família. Quando os filhos saem de casa e seguem suas vidas, é normal que a convivência diminua, afinal, a rotina de trabalho e cuidados com os filhos que chegam é corrida.

Para driblar isso, basta que haja uma organização quanto às tarefas. Visitas frequentes, almoços em família e momentos de lazer juntos já podem suprir a ausência da convivência diária e trazer momentos felizes.

3. Mudança no estilo de vida

É comum que os idosos tenham que mudar o seu estilo de vida. Inúmeros motivos contribuem para isso, como a perda da capacidade funcional, o aparecimento de lesões e o distanciamento dos amigos.

Essas mudanças tendem a afetar o ânimo das pessoas na terceira idade e costumam levar à depressão. Para evitar o problema, é importante que os idosos tenham novos hobbies, façam novos amigos e levem uma vida social ativa.

A família desempenha um papel importante para cuidar da saúde mental e evitar a depressão nos idosos. Como vimos, as principais causas que levam a esse quadro estão relacionadas, de certa forma, à solidão. Por isso, remodelar a rotina e o estilo de vida das pessoas na terceira idade, encontrar novas atividades que façam sentido para elas e garantir que façam novas amizades é essencial para manter a qualidade de vida e o bem-estar.

E então, gostou deste post? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares