Como dormir bem à noite: 6 dicas para a terceira idade!

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Uma das piores sensações da vida é querer repousar e não conseguir, concorda? O dia seguinte acaba ficando pesado, e o organismo enfraquecido. Para os idosos, o sono é de fundamental importância principalmente por ajudar a fortalecer o sistema imunológico e evitar problemas de saúde. Mas como dormir bem à noite, afinal?

É o que vamos mostrar neste post. Confira, a seguir, 6 dicas para que suas noites de sono sejam tranquilas e reconfortantes!

1. Desligue a TV e o celular uma hora antes de dormir

A exposição aos eletroeletrônicos é um grande risco à qualidade do sono. Isso porque a claridade dos aparelhos influencia negativamente na produção da melatonina, o hormônio natural que ajuda no processo de adormecimento.

Além da TV, a atenção deve ser redobrada com o celular, muito utilizado atualmente pelos idosos. Evite enviar ou ler mensagens nesse período se quiser ter um sono de qualidade.

2. Evite café após as 16h

O café é um estimulante poderoso do sistema nervoso central e o consumo após determinadas horas pode atrapalhar o idoso na hora de dormir. Por isso, evite a bebida e outros estimulantes nos períodos da tarde e noite.

3 . Crie uma rotina

Nosso organismo é um verdadeiro relógio impecável, ou seja, caso você não tenha uma rotina para acordar e dormir na mesma hora, é bem provável que ocorram disfunções no sono. Assim, evite mudanças drásticas no dia a dia e se organize para deitar e acordar sempre no mesmo horário, inclusive aos fins de semana.

4. Evite líquidos à noite

O fato de ingerir muito líquido à noite pode levar a despertares noturnos para atender às necessidades fisiológicas. Por isso, evitar líquidos em excesso nesse período contribui com a qualidade do sono, pois você não vai precisar levantar tantas vezes da cama. Outra recomendação que surte efeito é o uso da fralda geriátrica, desde que seja confortável.

5. Explore soluções caseiras

Sabendo-se que existem muitos remédios caseiros que auxiliam no sono, vale a pena experimentá-los. Entre eles, podemos citar o suco de maracujá e os chás de camomila ou lavanda, por exemplo.

O ideal é ingeri-los até as 19h, deixando um espaço de tempo confortável para que você utilize bem o banheiro antes de dormir. Esses líquidos têm propriedades sedativas sem efeitos colaterais, logo, são ótimos para o sono.

6 . Tenha um quarto confortável

Dormir em um quarto aconchegante e bem escuro é excelente para estimular o sono. É preciso que ele seja silencioso e bem higienizado. Do mesmo modo, a temperatura precisa ser agradável. Ter um travesseiro e um colchão confortáveis e de qualidade também é fundamental para que o seu repouso noturno seja revigorante.

E então, que tal seguir nossas dicas de como dormir bem à noite para se livrar da insônia ou, até mesmo, do excesso de sono? Os benefícios do repouso adequado para a saúde dos idosos são muitos. Ele ajuda no controle do peso e de doenças como a diabetes. Além disso, ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. Por esses e outros motivos, o descanso noturno é tão fundamental.

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