5 benefícios da atividade física na terceira idade

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Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas têm buscado cada vez mais ter uma longevidade saudável, cuidando principalmente da alimentação e adicionando exercícios à rotina.

Os benefícios da atividade física na terceira idade são muitos e, para que você conheça os principais deles, criamos este post recheado de informações sobre o assunto.

Dentre as muitas vantagens que a prática de exercícios traz aos idosos, selecionamos 5 para que você as conheça. E então, está curioso para saber quais são elas? É só continuar acompanhando!

1. Prevenção de doenças

O primeiro grande benefício da atividade física na terceira idade é a prevenção de doenças. A prática de exercícios, somada a uma alimentação balanceada, está associada a uma menor probabilidade de desenvolvimento de doenças crônicas, como problemas cardíacos, diabetes e hipertensão arterial.

Além disso, outros problemas comuns na terceira idade também são menos frequentes nos idosos fisicamente ativos, como dores pelo corpo, osteoporose, fraqueza muscular, depressão e alguns tipos de câncer.

2. Aumento do condicionamento físico e da disposição

Outra vantagem para a terceira idade ativa é a melhora do condicionamento físico e da disposição. Esses dois fatores são fundamentais para realizar as atividades da vida diária. Sabe aquelas sacolas de compras difíceis de carregar? Com uma rotina de exercícios, elas deixam de ser tão penosas.

Pequenos deslocamentos, como subir as escadas do prédio, caminhar pelas ruas do bairro ou brincar com os netos também passam a ser feitos sem sofrimento com a melhora do condicionamento físico.

3. Melhora da qualidade do sono

A má qualidade do sono, problema que atinge muitos idosos, pode ser resolvida com a prática de atividades físicas regulares. Ao realizar exercícios físicos, o organismo libera substâncias como a endorfina e a serotonina, que estão associadas a um sono mais regular.

Ou seja, o idoso que se exercita tem maiores chances de dormir mais horas seguidas, sem despertar com frequência à noite. Isso é importante para que se possa relaxar e, principalmente, para que haja realmente um descanso.

4. Desenvolvimento da mobilidade

Com o passar dos anos, o organismo começa a perder massa muscular, força, mobilidade e flexibilidade. O processo de envelhecimento que acomete essas valências é conhecido como sarcopenia. Ele é natural e inevitável, mas pode ser mais lento.

Uma das formas de retardá-lo é praticando atividades físicas continuamente. A rotina de exercícios fará com que o idoso não perca tanta força e, principalmente, ganhe mobilidade. Ser móvel e flexível é importante em qualquer idade, pois evita dores e lesões.

5. Aumento da socialização

O último benefício que escolhemos para que você decida de vez adicionar os exercícios físicos à sua rotina é a socialização.

Sabemos que com o passar dos anos os idosos passam por muitas perdas e afastamentos, já que os filhos e familiares saem de casa e seguem as suas próprias vidas. Assim, fazer atividades físicas em grupo e conviver com outras pessoas é muito importante para a preservação da saúde mental.

Durante essas aulas, os idosos formam círculos de amizade que transcendem a prática de atividade física e passam a ser para a vida.

Os benefícios da atividade física na terceira idade são incontáveis. Os idosos, além de mais ativos, também ficam mais saudáveis e felizes. Se você estava em dúvida se começava ou não a se exercitar, chegou o momento de escolher uma roupa esportiva, calçar um tênis confortável e começar a se exercitar!

E então, gostou deste post? Agora que você já conhece 5 benefícios da atividade física na terceira idade, que tal ficar por dentro de outros assuntos do seu interesse? Curta a nossa página no Facebook e confira muitas outras dicas para viver com mais qualidade de vida!

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