Como ter mais autonomia na terceira idade? Saiba aqui!

4 minutos para ler

Com o passar dos anos, nosso corpo adapta-se de formas diferentes às diversas atividades que realizamos. Por exemplo, quando crianças e adolescentes somos cheios de energia, quando adultos passamos a escolher melhor nossos hábitos, e de acordo com o avanço da idade, mudamos algumas práticas e somos mais seletivos.

Afinal de contas, algumas atividades ficam mais complicadas de serem realizadas conforme vamos envelhecendo. Se não nos cuidarmos, aos poucos podemos perder totalmente a autonomia na terceira idade.

Pensando nessa situação vivenciada por muitos idosos, trouxemos este conteúdo para que você encontre formas de reconquistar sua autonomia, retomar a sua autoestima e o seu bem-estar. Confira!

Qual a importância da autonomia para os idosos?

Durante a vida, é comum vermos muitas pessoas fazendo planos para a aposentadoria. No entanto, quando chegam à terceira idade, deparam-se com uma questão: será que ainda há autonomia e confiança para realizar algumas atividades, como ficar junto dos netos, viajar, realizar cursos, fazer as tarefas do dia a dia?

A autonomia é uma questão de confiança, saúde e consciência. Isso porque, na maioria das vezes, são os nossos hábitos que determinam a nossa longevidade. Então, se você quer realizar grande parte de seus objetivos como aposentado, saiba que é possível. Basta tomar alguns cuidados importantes e procurar formas de manter-se ativo, confiante e fortalecido mentalmente e fisicamente.

Como ter mais autonomia na terceira idade?

Para ter mais autonomia na terceira idade — isto é, liberdade para agir e tomar decisões no cotidiano —, alguns hábitos precisam ser adotados. Saiba, agora, quais são eles!

Comece se valorizando

O primeiro passo é a valorização de si mesmo. Pratique a autogentileza, ou seja, reconheça e aceite os seus limites para respeitar o seu corpo e a sua mente. Quando nos aceitamos, somos capazes de compreender até onde podemos ir, o que podemos fazer, o que damos conta e o que pode nos favorecer ou prejudicar.

Vale destacar que passamos a nos dar mais valor conforme nos conhecemos melhor, algo que ocorre com a experiência adquirida ao longo da vida. Portanto, a terceira idade é um momento para se reconhecer e valorizar toda a sua bagagem. É saber que existem velhos de 20 anos e jovens de 70 — tudo depende da forma como vivemos e, principalmente, enxergamos a vida.

Pratique atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais em qualquer fase da vida. Na terceira idade, é necessário o aval médico para que tudo seja realizado com segurança e respeito. Existem opções de atividades ideais para os idosos, como alongamentos, tai chi chuan e yoga. São exercícios mais calmos, que fortalecem músculos e ossos, retardam o enrijecimento e trabalham a mente.

Alimente-se bem

Ter uma boa alimentação é essencial para complementar o cuidado físico. Há alguns alimentos que devem fazer parte da nossa dieta, como os que contêm cálcio, vitamina C, ferro, zinco, fibras, vitamina B6 e B12. A recomendação é sempre elaborar um cardápio variado e saudável. Cuidado com o excesso de sal e o açúcar industrializado.

Frequente espaços e compartilhe experiências

Nossa vida social, com o passar dos anos, tende a diminuir. No entanto, na terceira idade não devemos evitá-la, pelo contrário, é preciso se reunir com grupos com os quais nos sintamos úteis e possamos ensinar, aprender e trocar experiências. Vivências como essas podem evitar a depressão, problema comum entre os idosos.

Por fim, é importante ressaltar que um residencial sênior pode ser uma boa opção para ajudar no desenvolvimento da independência e autonomia na terceira idade.Nesses espaços, há assistência 24 horas, além de atividades cognitivas, sociais e de lazer para você socializar, exercitar-se e fortalecer sua saúde física e mental.

Notou como é possível ter autonomia e como ela é essencial para o bem-estar? Se quer ficar por dentro de outros assuntos como este, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares