A autonomia e a independência dos idosos é algo para todos?

4 minutos para ler

A terceira idade é uma fase marcada por mudanças físicas, sociais e mentais, logo, a população dessa faixa etária passa a ter limitações e dificuldades para realizar algumas tarefas que antes eram rotineiras. Nesse cenário, muitos familiares se questionam sobre até onde vai a autonomia e independência dos idosos para que eles tenham qualidade de vida e segurança ao mesmo tempo.

A verdade é que não há uma resposta certa, já que essa autonomia pode variar conforme o grau de necessidade de companhia e auxílio em que o idoso se encontra. Apesar disso, é muito importante proporcionar a ele uma vida independente, na medida do possível.

Para tanto, os familiares podem adotar algumas medidas. Se você não sabe como colocar isso em prática, vamos ajudar. Neste post, trouxemos algumas dicas para incentivar a autonomia e independência diariamente. Confira!

Adaptar a casa para as necessidades do idoso

A primeira ação que pode garantir mais independência e autonomia ao idoso é adaptar a casa para atender às necessidades dele. Na terceira idade, é comum haver quedas mais frequentes, por isso, é necessário se preocupar com o piso, alterando para um do tipo antiderrapante. Além disso, barras de apoio, corrimãos, portas e corredores largos também ajudam.

Se você puder, adapte o ambiente para que o idoso não necessite subir ou descer escadas com frequência. Se o quarto for no segundo andar, por exemplo, tente mudá-lo para o térreo. Atente ainda à iluminação do local. Idosos costumam ter mais problemas de visão, logo, o ambiente deve ser bem iluminado.

Deixar que o próprio idoso faça as suas tarefas mais rotineiras

Outra forma de trazer uma maior liberdade diária ao idoso é deixar que ele realize as tarefas básicas do seu dia a dia como trocar de roupa, tomar banho, fazer a higiene bucal, preparar alimentos rápidos.

Contato Clara ResidencialPowered by Rock Convert

Essas tarefas podem mudar conforme as condições de cada um. Alguns idosos são plenamente capazes de realizá-las, outros necessitam que alguém supervisione e há ainda aqueles que não têm ou não estão em condições.

Incentivar as atividades físicas adequadas para a idade

A prática de atividades físicas é uma aliada do idoso, pois pode trazer mais qualidade de vida e também autonomia e independência. O exercício realizado com frequência e com acompanhamento de um profissional qualificado proporciona mais ganho de força muscular, aumenta a flexibilidade e reforça as articulações e os ossos.

Esses aspectos são fundamentais para que o idoso fortaleça o seu corpo e seu sistema imunológico, permitindo que realize movimentos mais amplos e as atividades da vida diária com mais facilidade. Além disso, há a diminuição de diversas dores associadas ao sedentarismo.

Considerar a possibilidade de o idoso morar em uma casa de repouso

Muitas famílias não têm condições de adaptar o ambiente em que vivem ou estar presente nas tarefas diárias para que o idoso tenha mais autonomia de forma segura. Devido à rotina corrida, algumas também não têm tempo de matricular o idoso em alguma academia, por exemplo, e/ou levá-lo para praticar exercícios físicos.

Nesses casos, optar por uma casa de repouso para o idoso morar pode ser a solução. Os melhores lugares são totalmente adaptados para oferecer conforto e segurança. Além disso, também são disponibilizados cuidados médicos, fisioterápicos e atividades físicas e de lazer variadas. Essa gama de tarefas ajuda a manter a pessoa idosa ativa e independente.

A autonomia e independência dos idosos trazem muito mais qualidade de vida para eles. Muitas pessoas ficam tristes ao passar a depender de outras para o que quer que seja, afinal, elas viveram muitos anos sendo independentes. Por isso, proporcionar o máximo de liberdade sem descuidar da segurança pode ser a chave para uma terceira idade mais tranquila e feliz.

E então, gostou do post? Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre a casa de repouso e como ela é positiva para a autonomia e independência dos idosos, entre em contato com o Clara Residencial. Lá, com certeza, você encontrará um ambiente preparado para garantir liberdade e bem-estar aos seus familiares.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares