Confira 4 benefícios da arteterapia para idosos!

3 minutos para ler

A arteterapia para idosos é uma prática de terapêutica que utiliza como recursos elementos artísticos com o objetivo de estimular a mente e o corpo. Assim, as pessoas na terceira idade trabalham o equilíbrio da mente por meio da arte, o que auxilia no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal.

Além disso, a arteterapia está associada à saúde mental e a uma maior socialização, já que os trabalhos acontecem em grupo. Por isso, ela é muito indicada para os idosos, trazendo muitos outros benefícios para quem a pratica.

Se você está interessado em saber um pouco mais sobre a arteterapia para idosos e como ela proporciona uma melhor qualidade de vida, este post é para você. Veja 4 benefícios de investir nessa prática!

1. Melhora na reabilitação de movimentos

A arteterapia envolve movimentos finos que, muitas vezes, podem estar comprometidos no idoso. O estímulo faz com que haja uma reabilitação, aumentando a coordenação e, consequentemente, a sensação de bem-estar.

Assim, a pessoa idosa passa a realizar movimentos simples que possivelmente teria dificuldades. As atividades que podem ser feitas por meio da arteterapia são pintura com pincéis, lápis e canetas, trabalho com argilas e lãs, entre outras. Todas elas trabalham também a criatividade e a memória.

2. Estimula o autoconhecimento

A arte e o que é criado por meio dela tendem a demonstrar os sentimentos e as emoções de quem se expressa. Essa associação entre a criação artística e o interior estimula o autoconhecimento.

Por meio do autoconhecimento, é possível descobrir coisas que você é capaz de fazer e nem imaginava. Isso é muito importante para que se valorize mais e reconheça suas qualidades e habilidades durante a terceira idade.

3. Desenvolve novas habilidades

No passado, acreditava-se que os idosos não tinham mais capacidade de aprender coisas novas. Sabemos que hoje essa ideia é totalmente ultrapassada. Sempre é tempo de adquirir conhecimentos, e a arteterapia permite que novas habilidades sejam desenvolvidas.

Poder aprender coisas novas traz uma bela sensação de estar vivo. Embora esse sentimento não pareça tão significante em outras fases da vida, quem chegou à terceira idade sabe o quanto isso é importante.

Ao levantar-se da cama pela manhã e imaginar o que criar, aprender e descobrir sobre si mesmo durante o novo dia, você continuará encontrando motivos para apreciar a vida.

4. Promove a integração social

Sabemos que na terceira idade muitas pessoas ficam mais tempo sozinhas devido a inúmeros motivos, como falecimento de pessoas próximas e a rotina corrida da família. A arteterapia é uma maneira de amenizar a solidão ao promover a integração social.

Afinal, durante a prática, você entrará em contato com outros idosos. Aliás, o trabalho em grupo é muito importante para afastar a depressão e ter uma vivência social positiva. Por isso, preencha seu dia com atividades. Esteja mais perto da arte, da dança, da atividade física e, principalmente, das pessoas.

A arteterapia para idosos é uma das formas mais enriquecedoras de manter a mente ativa e garantir o bem-estar, algo que acontece quando estamos jogando com os amigos, por exemplo. Por isso, organize a sua agenda, busque lugares que ofereçam essa prática e aproveite a vida, afinal, estamos aqui para sermos felizes.

E então, gostou do post? Agora que você já sabe os benefícios da arteterapia para idosos, que tal conferir mais um conteúdo? Veja quais são os jogos estimulantes para quem está na terceira idade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares